Pequenos agricultores querem formar Frente Sindical no sul da Bahia

Abiel da Silva Santos
Ascom

A Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, em parceria com o Sindicato Rural de Ilhéus, está empreendendo ações no sentido de incentivar a formação de uma frente sindical do Sul e Extremo Sul da Bahia, cuja finalidade é defender os interesses dos produtores, em razão das ações que a Fundação Nacional do Índio - FUNAI está desenvolvendo, na ameaça de transformar grande parte da região em reservas indígenas. Milhares de famílias de pequenos e médios agricultores estão correndo sério risco de serem expulsas das suas terras seculares, para serem jogadas na beira das estradas, como já aconteceu em outras regiões do país.

Neste domingo, 19, o presidente da ASPAIUB, Abiel da Silva Santos, acompanhado de dirigentes da Associação, viajou para Salvador. Na capital, se juntaram a presidentes de nove sindicatos rurais da região e direção da Federação de Agricultura do Estado da Bahia – FAEB. O objetivo é discutir uma agenda comum de providências, que tem entre as finalidades, denunciar os descalabros da FUNAI e identificar medidas para garantir a permanência do agricultor nas propriedades, em segurança e produzindo.

Na programação de viagem consta ainda o deslocamento para Brasília. A ASPAIUB foi convidada a participar de reunião promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, que está envidando esforços no sentido de que a sistemática do processo de demarcações de terras indígenas no Brasil seja aperfeiçoada, tornando-a mais transparente e técnica.

 

Ainda em Brasília, Abiel estará cumprindo extensa agenda de visitas, incluindo a Presidência da Republica, Ministério da Justiça, STF, STJ, MPF, OAB, CNBB, entre outras, onde será protocolada farta e detalhada documentação sobre a violência que está sendo praticada contra os pequenos agricultores familiares do Sul da Bahia.